Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais

Realizador

O CDMF, dirigido por Elson Longo da Silva, professor da UFSCar, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). Multidisciplinar e com inserção internacional, o Centro reúne pesquisadores da UFSCar, Unesp, USP, CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), UFABC, Unicamp, Unifesp e Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer (CTI).

O CDMF atua no desenvolvimento de materiais funcionais e nanoestruturados, que buscam atender as novas demandas da sociedade em três áreas estratégicas: Energia, Saúde e Meios Ambiente e Sustentabilidade. Uma de suas frentes de atuação, juntamente com a pesquisa e a inovação, é a difusão científica, motivação para realizar o concerto “Infinito em todas as direções”.